quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O retorno do Polo; certezas e especulações sobre o futuro Volkswagen

por Redação
Fotos: Divulgação


O Volkswagen Polo vai voltar ainda este ano, e isso não é mistério pra ninguém. O Gol já não encanta o brasileiro como antes, e com a concorrência se modernizando cada vez mais, a alemã precisava fazer alguma coisa para tentar voltar ao topo do mercado. Já apresentado no mercado estrangeiro, o hatch tem data de lançamento prevista para o dia 01 de Setembro.

Modelo brasileiro terá frente com grade maior e design ligeiramente mais agressivo em relação ao europeu

Apesar da certeza de seu retorno, o mesmo não pode se dizer a respeito dos equipamentos, faixa de preço, motorização, entre outros detalhes relevantes. A Volkswagen vem liberando informações a conta-gotas, mas felizmente já é possível ter algumas previsões mais concretas sobre o que o modelo irá oferecer ao consumidor brasileiro.


A primeira delas é a de que o novo Polo usará a conhecida plataforma MQB (mesma do Golf), bem como motores 1.0 MPI flex três cilindros de 84cv para as versões mais baratas (o mesmo da família Gol, Fox e Up!) e o 1.0 TSI flex de 128cv para as mais caras; entre eles deverá vir o 1.6 MSI flex de 120cv mas este, por hora, é apenas especulação.

Versão de entrada virá sem muitos detalhes cromados, faróis de neblina ou rodas de liga, como de costume. Na foto, os LEDs das luzes diurnas no para-choque do modelo europeu (Foto: autoevolution)
Outra certeza é a de que a Volkswagen quer oferecer um modelo seguro acima de tudo. Para isso, a marca já declarou que o Polo terá alguns itens de série em todas as versões, tais como: pelo menos quatro airbags, sistemas Isofix e top-tether para cadeirinhas de criança, alerta de cinto de segurança desatado e pneus de baixa resistência ao rolamento. Os demais itens incluem painel inteiramente digital (que a VW chama de Active Info Display, semelhante ao Audi Virtual Cockpit), teto solar, ar condicionado digital, faróis com acendimento automático, multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de liga de 17 polegadas, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros. Ainda não se sabe quais equipamentos estarão disponíveis em quais versões, bem como quais serão opcionais ou não.

Versão esportiva GTI está fora de cogitação por enquanto. Será que a Volks se anima de trazê-lo?
O grande mistério é como a marca posicionará seu novo hatch dentro de casa. Será o fim do Gol, ou talvez do Fox? Ou os três irão conviver juntos? Especula-se que os preços do Polo fiquem entre R$40.000 e R$70.000, claramente mirando no Fiat Argo. Há ainda o sedan Virtus que será derivado do Polo e deve chegar apenas em 2018.

Polo nacional terá padronagem diferenciada dos bancos, e não deve incluir os detalhes internos na cor da carroceria

O modelo será lançado em breve, e você poderá saber de tudo aqui no Volta Rápida. Não deixe de conferir também nossa página no Instagram e nosso canal no YouTube:


https://www.youtube.com/voltarapidavroficial