segunda-feira, 22 de agosto de 2022

ESP, TCS, ICE? Saiba os significados de algumas siglas muito utilizadas no meio automotivo

Cada vez mais, os carros e as rodas de conversas do meio automotivo são recheados de novas siglas. Conheça os significados de algumas delas.

Por Redação

Foto: Reprodução/PlimShop

Siglas são formas simples e criativas de se referir a coisas que possuem nomes compridos e/ou difíceis de escrever ou pronunciar. O meio automotivo é recheado delas e algumas até são bem antigas, mas, seu significado ainda é desconhecido por muitas pessoas.

Pensando nisso, decidimos fazer um pequeno compilado de algumas siglas que podem ser vistas com frequência em fóruns, sites e outros tipos de mídias voltadas ao mercado automotivo. Algumas são comuns a todos os carros, enquanto outras são específicas de algumas marcas.

Elas não estão dispostas em ordem alfabética.

ICE: Internal Combustion Engine - Motor de Combustão Interna. É uma sigla frequentemente vista em conteúdos que comparam, de alguma forma, veículos elétricos e movidos a combustão. Um carro "ICE" nada mais é do que um carro com motor comum, movido por combustível como gasolina, diesel ou etanol.

ESP: Electronic Stability Program - Programa Eletrônico de Estabilidade. É a sigla que designa um dos recursos de segurança mais populares dos últimos anos, feito para ajudar o veículo a se manter sob controle mediante manobras bruscas em velocidades mais altas. Também pode ser vista como ESC, de Electronic Stability Control, ou Controle Eletrônico de Estabilidade. É a mesma coisa.

TCS: Traction Control System - Sistema de Controle de Tração. Refere-se ao sistema que atua reduzindo o envio de força para as rodas motrizes em caso de perda de aderência, a fim de cessar a patinação daquela roda para que o controle do veículo seja retomado. Para quem não sabe, roda motriz é aquela que recebe a força gerada pelo motor e é responsável por colocar o carro em movimento.

DCT: Dual Clutch Transmission - Transmissão de Dupla Embreagem. É a sigla que se refere às transmissões automatizadas de dupla embreagem.

DSG: Direct Shift Gearbox - Caixa de marchas de Troca Direta. É o nome de uma transmissão do tipo DCT utilizada por inúmeros modelos de marcas do grupo Volkswagen. Também vem do alemão para Direkt Schalt Getriebe.

PDK: Porsche Doppel Kupplungs getriebe - Transmissão de Dupla Embreagem Porsche. É o mesmo caso da sigla DSG, mas, voltada aos veículos da Porsche.

ABS: Anti-lock Braking System - Sistema Anti-travamento de Frenagem. Refere-se ao sistema de segurança que impede o travamento das rodas em caso de frenagem brusca, reduzindo drasticamente a distância que o veículo leva até parar totalmente.

PHEV: Plug-in Hybrid Electric Vehicle - Veículo Elétrico Híbrido Plug-in. É a sigla que designa os veículos híbridos do tipo plug-in, ou seja, que podem ser recarregados por tomada de energia.

BEV: Battery Electric Vehicle - Veículo Elétrico por Bateria.  Não é uma sigla tão comum quanto as demais, porém, ainda aparece de vez em quando, principalmente em mídias brasileiras. Designa os veículos elétricos que utilizam baterias como fonte principal de energia. O mais comum é EV, de Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico.

SRS: Supplemental Restraint System - Sistema de Retenção Suplementar. Refere-se aos airbags, as bolsas de ar infláveis que visam amortecer o corpo dos passageiros após o forte deslocamento que ocorre em uma colisão. A presença da palavra "suplementar" não é à toa, pois, o sistema é um complemento dos cintos de segurança.

AFS: Adaptive Frontlight System - Sistema de Luz frontal Adaptativa. É o sistema de faróis adaptativos, cuja altura do facho de luz é controlada automaticamente pelo computador do carro mediante a altura da traseira da carroceria, a velocidade da viagem, a inclinação da carroceria, entre outros fatores. Algumas marcas usam apenas AFL, de Adaptive Front Light (Luz Frontal Adaptativa), mas é a mesma coisa.

ECU: Electronic Control Unit - Unidade Eletrônica de Controle. Basicamente, é o "cérebro" dos carros modernos, responsável por gerenciar todos os recursos eletrônicos/automáticos do veículo, parâmetros de funcionamento do motor, do câmbio, entre inúmeras outras coisas. É possível ter uma ECU gerenciando mais de um parâmetro ou várias ECUs, sendo cada uma responsável por uma única função.

VVT: Variable Valve Timing - Tempo Variável de Válvula. É a sigla que designa a tecnologia de variação no tempo de funcionamento das válvulas do motor, de modo a privilegiar a performance ou a economia de combustível, diferente da maioria dos motores que trabalham com tempos fixos para abertura e fechamento das válvulas.

FWD: Front Wheel Drive - Tração nas Rodas Dianteiras. Sigla que define os veículos cujas rodas motrizes são as dianteiras. Quando as rodas motrizes são as traseiras, a sigla é RWD de Rear Wheel Drive, ou Tração nas Rodas Traseiras.

4WD: Four Wheel Drive - Tração nas Quatro Rodas. É quando as quatro rodas do carro estão atuando como motrizes, ou seja, recebendo a força gerada pelo motor. Durante a condução normal, a grande maioria dos carros 4WD funciona no modo 2WD, de Two Wheel Drive, ou Tração em Duas Rodas - que podem ser as dianteiras ou traseiras, dependendo de cada carro. Esse funcionamento pode ser selecionado pelo motorista.

AWD: All Wheel Drive - Tração em Todas as Rodas. É quando todas as rodas do carro atuam como motrizes o tempo inteiro, independentemente de como o veículo se comporta. Nesse caso, o que muda é a distribuição da força gerada pelo motor entre as rodas, podendo ser maior nas rodas dianteiras, maior nas traseiras ou igual em todas. Diferentemente do sistema 4WD, o AWD não permite que o motorista selecione o modo de funcionamento; é tudo automaticamente gerenciado pela ECU.

OHC: Over Head Camshaft - Comando de Válvulas Sobre o Cabeçote. É como a maioria dos motores mais simples ainda é construída. Há um único comando de válvulas para cada bancada de cilindros, operado pela correia/corrente de comando, localizado logo acima do cabeçote. Outra sigla muito utilizada para isso é SOHC de Single Over Head Camshaft, ou Comando Único de Válvulas Sobre o Cabeçote.

DOHC: Double Over Head Camshaft - Comando Duplo de Válvulas Sobre o Cabeçote. Ao invés do comando único do motor OHC/SOHC, há um duplo comando para cada bancada de cilindros.

VTEC: Variable Valve Timing & Lift Electronic Control - Controle Eletrônico da Variação e Tempo de Elevação das Válvulas. É o mesmo sistema VVT citado anteriormente, mas, da Honda. VTEC em si não é exatamente uma sigla, e sim, o nome que a marca escolheu para seu sistema.

CVT: Continuously Variable Transmission - Transmissão Continuamente Variável. Refere-se ao tipo de câmbio automático que não possui marchas físicas e relações fixas, variando-as entre polias ou engrenagens de acordo com a demanda de força detectada pelo sistema.

DRL: Daytime Running Light - Luz de Circulação Diurna. É a sigla que se refere às luzes fortes na dianteira do veículo, feitas para funcionar durante o dia enquanto o carro estiver ligado e em movimento, tornando-o mais visível para os demais motoristas e pedestres. Erroneamente, muitos escrevem a sigla como DLR.

SMG: Sequential Manual Gearbox - Caixa de marchas Manual Sequencial. É a sigla que a BMW adotou como nome para sua transmissão automatizada de embreagem única, utilizada em alguns modelos dos anos 2000.

HID: High Intensity Discharge - Descarga de Alta Intensidade. Refere-se às lâmpadas de xenônio que necessitam de um reator para funcionar, o que justifica a sigla. O reator é quem fornece a alta energia necessária para iniciar a excitação da mistura de gases no envelope da lâmpada. Uma lâmpada HID nada mais é do que uma lâmpada de xenônio.

LED: Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz. Refere-se aos tipos de diodos que têm sido amplamente utilizados no mundo automotivo, na área de iluminação. Um LED é diferente de uma lâmpada; componentes iluminados por LEDs como faróis e painéis de instrumentos trazem uma construção totalmente diferente dos que são iluminados por lâmpadas. Apesar disso, é possível encontrar as chamadas "lâmpadas de LED" que são LEDs únicos ou agrupados construídos em bases de lâmpadas comuns.