quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Ensaio Dose Dupla: 1986 Volkswagen Gol GT e 2023 Volkswagen Polo GTS

Por Yuri Ravitz
Polo GTS cedido por Volkswagen do Brasil
Gol GT cedido pelo proprietário

Gol GT em Vermelho Royal, Polo GTS em Vermelho Sunset

É difícil reunir carros de épocas diferentes e não sair algo interessante desse tipo de encontro. Pensando nisso, aproveitamos o Volkswagen Polo GTS que estamos avaliando para promover um encontro mais do que especial com seu avô de consideração: o Gol GT. Mais uma vez, contamos com o apoio valiosíssimo de nosso leitor que, há alguns anos, possibilitou um ensaio incrível com seu Audi RS6 Avant.

A inspiração do encontro é bem simples: o Gol GT foi o primeiro esportivo compacto da Volkswagen no país e a primeira versão "divertida" do hatch. Já o Polo GTS, ao que tudo indica, será o último de sua espécie, pois, o futuro do modelo é bastante incerto: não se sabe se sairá de linha, se virará um elétrico... O fato é que os carros a combustão vêm perdendo espaço e, com isso, pode ser que modelos como o Polo GTS desapareçam em um futuro não muito distante.

Os anos transformaram o conceito de "carro compacto".

O Gol GT pavimentou a estrada para uma série de modelos interessantes que vieram após ele e que são cultuados até os dias de hoje, principalmente por ser fruto de uma época onde carros desse tipo não eram comuns. O Polo GTS, por sua vez, é um "affair" exclusivo da América do Sul e nasceu para resgatar a sigla que também esteve em outros ícones da montadora alemã em solo nacional. Confira o ensaio que fizemos com muito carinho para você e não se esqueça de clicar nas fotos para ampliá-las!