16/12/2025

Tá de olho em um SUV? Esses são os piores motivos pra você querer um

Estas são as piores razões pra você optar por um SUV; entenda


Quase todo mundo quer um utilitário esportivo hoje em dia, mas nem sempre pelas melhores justificativas. Entenda e não caia em roubada.


Por Yuri Ravitz

chevrolet-tracker-volta-rapida
Chevrolet Tracker atual. Foto: Divulgação

O mercado automotivo hoje tá assim: ou você conhece alguém que sonha em ter um SUV ou você é esse alguém. Esse tipo de carroceria nunca esteve tão em alta quanto hoje em dia e isso tem acontecido no mundo inteiro, mas você já se perguntou como essa onda começou, por que se espalhou e como ganhou tanta força?

Como várias outras coisas, a verdade é que todo esse movimento começou no mercado premium. SUV sempre foi coisa de quem tem dinheiro e, portanto, tornou-se símbolo de status, porém não para por aí. Tem muito imaginário no meio e até mesmo alguns mitos, mas a ideia desse artigo é desfazer todos eles. Vamo lá?

carros-seguros-brasil
Quer segurança? Talvez um SUV não seja a melhor escolha.

"Sensação de segurança"


SUVs geralmente são mais altos que os demais carros e isso gera uma sensação maior de segurança nos ocupantes. O problema é que, em boa parte das vezes, tudo não passa de uma mera sensação; muitos SUVs são reprovados corriqueiramente em testes de segurança dos mais variados tipos mundo afora, derrubando o mito popular.

A ideia antiquada de que "um veículo maior protege melhor" ainda é muito difundida e induz os consumidores menos instruídos ao erro. É claro que existem carros desse tipo que são, de fato, seguros, mas isso não é comum. Ainda há questões como a maior facilidade de capotamento devido ao centro de gravidade mais elevado.

motivos-comprar-suv
Corolla Cross, um SUV médio com espaço de compacto. Foto: Divulgação

"Preciso de mais espaço"


Essa aqui é outra que pega muita gente. SUVs são carros grandes e espaçosos, perfeitos pra acomodar famílias e suas bagagens, certo? Nem sempre. Na verdade é muito difícil encontrar um utilitário esportivo com espaço realmente decente pra turma inteira e, junto disso, um porta-malas adequado. A grande maioria é decepcionante.

E não pense que só os SUVs compactos entram nisso, viu? Existem modelos de porte médio nos quais você se sente literalmente em um hatch compacto, apesar da carroceria parruda e o aspecto grandalhão. Ok, nem todo mundo que compra um SUV procura espaço, mas quem busca um achando que terá essa folga pode se frustrar bastante.

T-Cross R-Line nunca oferecido no Brasil. Foto: Divulgação

"Quero versatilidade e robustez"


Quando falamos em versatilidade geralmente pensamos em algo que tem muitas utilidades diferentes. Já sobre robustez, a ideia é de uma coisa forte e que pode durar muito tempo. Atribuir essas características a um SUV é, quase sempre, um erro mastodôntico; a maioria deles não é nem um pouco versátil, muito menos tão robusta quanto se pensa.

Primeiro que além do espaço limitado (como já falamos), a maioria dos SUVs de hoje é puramente pra uso no asfalto. Segundo que, por serem derivados de carros comuns como hatches ou sedans, seus componentes não são reforçados ou especiais como alguns pensam. Eles não passam de modelos um pouco mais altos.

motivos-comprar-suvs
Fastback Abarth, da Fiat. Foto: Divulgação

"Quero mais conforto"


SUVs são, em tese, mais confortáveis por trazerem pneus maiores e suspensões mais preparadas pro asfalto lunar brasileiro, certo? Sinto dizer, mas novamente isso tá longe de ser regra. A foto do Fastback Abarth só tá ali pra ilustrar; lembra que eu falei que a maioria dos SUVs não passa de carros normais um pouco mais altos?

Pois é. O que acaba acontecendo é que, devido ao apelo estético, os fabricantes muitas vezes aproveitam os SUVs pra colocar rodas ainda maiores com pneus mais baixos, ou seja: diga adeus ao conforto. Além disso, a carroceria mais alta tende a oscilar mais em curvas, acelerações e frenagens. É a forma sobrepujando a função.

suvs-brasil
Ford Territory/Equator Sport atualizado pra 2026. Foto: Divulgação

"Poxa, Ravito. Eu queria tudo isso em um SUV. Não tem nenhuma opção?"


Claro que tem. O mercado tem tantos SUVs diferentes hoje que com certeza existem modelos capazes de atender a todos esses requisitos. Esse artigo, na verdade, não foi pensado pra demonizar os utilitários esportivos e sim fazer você pensar que nem sempre determinadas expectativas ou achismos se traduzem em algo real e prático.

Porque uma coisa é fato: a maioria dos SUVs à venda se enquadra nas faltas listadas, principalmente os de menor porte e/ou mais acessíveis. É justamente por isso que testamos quase tudo o que chega ao mercado brasileiro, pois o objetivo é orientar a escolha e a compra do produto que melhor lhe atenderá. Nunca compre na emoção.