Análise: ainda vale a pena comprar o Forza Horizon 5? O Ravito responde!
O quinto capítulo da franquia foi lançado em 2021 e logo ficará obsoleto, pois o próximo chegará esse ano. Será que ainda compensa jogar o Forza Horizon 5?
![]() |
| Foto: Divulgação |
2026 chegou e trouxe um novo layout para o Volta Rápida, mas engana-se quem pensa que é "só" isso. Eu também quero trazer muito mais conteúdo relacionado ao universo automotivo porque quem curte isso normalmente é dodói das ideias e gosta MUITO, exatamente como este que vos escreve. Jogos, miniaturas... Tudo que envolva CARRO é com a gente.
Pensando nisso decidi fazer um novo tipo de conteúdo aqui no VR: ANÁLISES DE JOGOS! Sim senhor: além das notícias, curiosidades, artigos técnicos, ensaios e testes de veículos também passarei a fazer análises de games relacionados ao mundo automotivo. Pra começar escolhi um jogo que é muito especial pra mim: o Forza Horizon 5. Vem comigo!
![]() |
| Playground Games é a empresa responsável pela família de jogos Horizon. Foto: Divulgação |
Meu primeiro contato com a franquia Horizon se deu pelo Forza Horizon 4, o segundo a ser disponibilizado pra Windows além do Xbox (só jogo em PC), mas foi o Forza Horizon 5 que se tornou especial por ter sido um presente dos amigos do grupo VRVip, nossa família de leitores assíduos que criei pra interagir melhor com esse seleto grupo como forma de agradecimento.
O Forza Horizon 5 foi lançado em 2021 e é o mais atual capítulo, mas isso promete mudar em breve porque o Forza Horizon 6, apesar da escassez de informações, já vem sendo amplamente comentado por todo mundo. No próximo dia 22 acontecerá o Developer_Direct, um evento que trará mais informações concretas sobre o próximo e aguardado jogo da família Horizon.
![]() |
| Mercedes-AMG ONE é um dos garotos-propaganda do Forza Horizon 5. Foto: Divulgação |
Um horizonte de superlativos
O Forza Horizon 5 se passa no México e traz números que o colocam acima dos antecessores em vários sentidos. Seu mapa é 50% maior que o do Horizon 4, sendo o mais extenso da franquia até hoje. Além disso sua lista de carros conta com pouco mais de 900 exemplares, novamente superando as listas dos capítulos anteriores.
A Playground Games ainda realizou diversas melhorias ao longo do tempo como, por exemplo, expandir a capacidade máxima da garagem para 2.000 carros e aumentar as possibilidades do EventLab, recurso que permite ao jogador criar seus próprios mapas e até mesmo inventar modalidades de minijogos, fora os inúmeros veículos novos que foram adicionados.
Vamos, porém, aos fatos: apesar de ter sido lançado há cinco anos e de estar prestes a se desatualizar, o Forza Horizon 5 mais barato que o dinheiro pode comprar hoje custa R$249. É muita grana pra um jogo às bocas de ficar obsoleto ou ainda vale a pena? É o que vamos descobrir na primeira análise de jogos do Volta Rápida. É só a PRIMEIRA, hein!
![]() |
| Foto: Reprodução/TmarTn2 no YouTube |
O que o Forza Horizon 5 tem de mais legal?
A linha Forza de jogos eletrônicos trabalha de duas formas: os simuladores são da gama Motorsport enquanto os arcades compõem a família Horizon. Aqui vale uma breve explicação pra quem estiver perdido: simuladores são games mais sérios e com parâmetros mais próximos da realidade enquanto os arcades são o oposto, mais focados em diversão do que realismo.
A gama Forza Horizon, de um modo geral, não se leva tão a sério e é por isso que fica bacana, pois você leva os super-hiper-carros pras ruas e pode fazer o que quiser, tipo colocar um Lamborghini Revuelto pra levar sacode de um Fusca preparado despejando mais de 900cv nas rodas. Adoro simuladores, mas às vezes você só quer distração sem compromisso.
A gama de carros é muito extensa e tem tudo o que você imaginar: do minúsculo Peel P50 (que eu sou fã) até o gigantesco Ford F-450 Dually. De um modesto Kombi a um opulento Bentley Flying Spur. Do barulhento Dodge Challenger SRT Demon ao silencioso (e animalesco) Rimac Nevera. Modelos de drift, competição, rally... Tem de tudo e mais um pouco.
E não é só isso. Você pode customizar o visual de todos eles; alguns só aceitam pinturas e rodas (todas licenciadas), mas outros trazem peças de carroceria e até bodykits completos. Há também upgrades mecânicos pra transformar o mais manco dos carros num monstro que destraciona todas as marchas e é quase impossível de se domar. Sério: dá pra perder horas configurando.
![]() |
| Foto: Divulgação |
O que não é tão bom no Forza Horizon 5?
Se você tem TOC por detalhes prepare-se pra sentir incômodo com certa frequência. Não é que o jogo seja mal feito, pois não é, mas fica nítido que diversos detalhes não receberam a atenção que precisavam. De proporções da carroceria a elementos do interior e/ou iluminação, vários pontos em diferentes modelos parecem ter sido esquecidos e nunca revistos.
A trilha sonora não é grande coisa. Algumas poucas músicas salvam, mas no geral você vai preferir dirigir com o rádio do jogo desligado (como eu). O ronco de alguns veículos também deixa muito a desejar e quase não se ouve sons de compressor mecânico (supercharger) ou de turbocompressor, elementos que deixariam a jogabilidade mais interessante e imersiva.
O mapa é bem grande, isso é fato, porém há pouquíssima diversidade de ambientes: a maior parte esmagadora é de mato e floresta. Há algumas dunas, certos trechos montanhosos e um pouco de paisagem urbana, contudo grande parte do mapa é de mato e isso incomoda. Pelo menos o cenário é bonito e bastante fotogênico em vários lugares.
Por fim o que mais incomoda é a constante sensação de falta de vida no geral. Mesmo com os carros dos NPCs e de outros jogadores dividindo a pista com você, o jogo parece deveras "morto". Faltam elementos interativos tanto com o cenário quanto com o próprio veículo que você dirige: ele não vai muito além de andar e buzinar. Alguns poucos trazem uma única função extra e só.
![]() |
| Foto: Divulgação |
E aí, Ravito: vale a pena ou não? Compro esse ou espero o próximo?
Sendo curto e grosso: o Forza Horizon 5 é bom, mas só compre em uma promoção. Nesse caso vale até partir pras edições "de Luxo" ou "Suprema", pois elas acrescentam complementos interessantes como o passe de carros (esse é top de se ter) e a maioria dos DLCs; alguns continuam sendo cobrados à parte mesmo que você tenha a edição mais cara.
Não sou o maior expert em jogos e nem sou nenhum jogador assíduo, mas tenho boas horas de FH5 e curto; ultimamente, quando o abro, passo mais tempo configurando os carros do que propriamente dirigindo eles pelas ruas e estradas do México. Os gráficos são bons e a jogabilidade geral agrada, superando outros arcades como a linha The Crew, por exemplo.
As últimas atualizações trouxeram viaturas belíssimas como o Mustang Dark Horse e o 992 Turbo S, dois carros pelos quais sou doido. Comprei vários dos DLCs que também acrescentaram carros interessantes como o VW Santana quadrado (sim! Não é um meme. Ele tá no jogo mesmo) e os clássicos da Nissan como o Pao e o Figaro. Como não são caros vale a pena.
É certo que o futuro Forza Horizon 6 trará mais funcionalidades inéditas, carros exclusivos e mais atuais, dentre outras benesses que tentarão justificar o preço de um lançamento "triple A", mas também é certo que ele não será nenhuma pechincha. Posto isso, talvez seja interessante fazer um aquecimento com o Forza Horizon 5... mas lembre-se: apenas em promoção.





