quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Salão do Automóvel 2025 mostra que nem só de SUVs viverá o mercado brasileiro

Especial Salão do Automóvel 2025; as maiores surpresas do primeiro dia de evento






Marcas japonesas surpreenderam com lançamentos aspiracionais, focados em produtos de nicho e voltados ao prazer de dirigir. Confira!


Por Yuri Ravitz

honda-prelude-brasil
Honda Prelude virá ao Brasil! A unidade exposta trazia a cor Rallye Red.

Habemus Salão do Automóvel, meuza migos! Depois de sete anos de hiato, o evento que sacode a indústria automotiva brasileira voltou e olha só: estamos aqui cobrindo tudo tintim por tintim. Coisa fina, né? Mas não tão fina quanto as novidades que foram mostradas. Mermão... Se não estiver sentado, senta pra ler que o bagulho foi doido.

Já dá pra ter uma ideia pela foto de abertura, mas caso você esteja mais perdido do que estagiário no primeiro dia de trabalho, calma que eu te ajudo: esse carinha da capa nada mais é do que um Honda Prelude de sexta geração. Lembra daquele coupezinho estiloso que a marca vendeu por aqui nos anos 90? Ele voltará oficialmente em 2026!

salao-do-automovel-honda-prelude
Traseira tem um quê de Porsche 992 nas lanternas e na posição dos nomes do modelo.

O Prelude nasceu em 1978 e sempre foi um pequeno coupé de jeitão esportivo e carroceria duas portas; chegou a ser importado oficialmente pra cá entre 1992 e 1995, mas nunca fez o mesmo sucesso do Civic, por exemplo. Agora, como o Civic coupé não existe mais, a Honda aproveitou pra ressuscitar o nome e voltar a ter um modelo desse tipo.

Agora me diz: há quanto tempo você não via uma marca generalista e tradicional lançar um coupé, principalmente no Brasil? Nem lembra, né... Realmente é algo raríssimo e é justamente por isso que a Honda literalmente chocou a todos os presentes quando confirmou que o novo Prelude viria oficialmente ao mercado brasileiro. Alelúia!

honda-prelude-brasil
Esse é o Prelude mais conhecido dos brasileiros... até agora.

O novo Prelude mantém a essência tradicional do nome, porém seu conjunto mecânico não tem conexão alguma com o passado. Fabricado unicamente no Japão (pelo menos até agora), ele traz um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros combinado a um conjunto elétrico que faz dele um híbrido pleno, ou híbrido convencional - da sigla HEV.

Sim, é o mesmo sistema que a Toyota usa no Corolla e Corolla Cross - ou seja, com possibilidade de uso puramente elétrico por curtas distâncias e sem precisar de recarga na tomada, pois a bateria é pequena. São até 203cv e 32,1kgfm de potência e torque máximos combinados, números coordenados por uma transmissão CVT.

honda-prelude-salao-automovel
Dianteira traz identidade visual parecida com a de alguns Toyota atuais.

Eu sei: você esperava um motor turbo e câmbio manual, mas não há previsão por enquanto. A ideia do novo Prelude é ser um esportivo mais de olhares do que de sensações exacerbadas, antenado com as últimas tendências eletrificadas do mercado. Não vai te grudar no banco, contudo acredito que devore curvas com maestria.

A Honda confirmou que ele chegará oficialmente ao Brasil no 2º semestre de 2026, mas sem falar em preços. Como ele virá do Japão, espere por valores muito próximos aos do Civic Type R - eu chutaria até uns 390 mil reais. O Type R é um esportivo de alto calibre e um carro de ponta, diferente do Prelude. Ele não pode custar mais.

toyota-gr-yaris-brasil
Finalmente ele veio! GR Yaris em solo brasileiro e de passaporte carimbado.

Agora isso aqui, meu amigo... ISSO AQUI, minha amiga... Isso arrepia até a cabeleira do Zezé. Isso é um capetamóvel, o cão em tamanho PP: GR Yaris, um dos brinquedinhos mais nervosos já feitos pela Toyota. Se o visual e o tamanho não te convenceram, calma que o Ravito vai explicar o porquê desse bichinho merecer a empolgação.

1.6 turbo, 300 cavalos (fiz questão de escrever por extenso), 40,2kgfm, até 1.325kg e tração 4WD seletiva; tudo isso pra ir de 0 a 100 em 5,2 segundos. Entendeu agora? Esse chaveirinho faz muito cachorro grande chorar no banho e agora ele poderá ser comprado no Brasil. MANO! Que momento pra se estar vivo, hein!

toyota-gr-yaris-brasil
Facelift trouxe lanternas interligadas e bodykit mais agressivo.

Desde que a Toyota trouxe o GR Corolla oficialmente, que também é ANIMAL, praticamente todo mundo se perguntava se ou quando o GR Yaris viria... e a marca sempre desconversou, o que deixava todo mundo desapontado (com toda a razão). Agora, porém, é oficial: ele chega no ano que vem e com duas configurações.

Só que ela vai vendê-lo por aqui tanto com opção de câmbio manual quanto com transmissão automática, um belo acerto mercadológico - quanto mais opção, melhor. Não espere nenhuma pechincha, tipo, alguma coisa abaixo de 300 mil reais, mas é aquilo: você tá pagando pra levar um esportivo de ponta com 10 anos de garantia.

renault-koleos-brasil
Finalmente o nome Koleos será oferecido oficialmente no Brasil.

Pra fechar as surpresas empolgantes temos... um SUV. Sim, um "ésse-u-vê". Não tem como fugir deles hoje em dia, né? Mas calma porque esse é maneiríssimo, pois estamos falando do Renault Koleos de terceira geração. Aposto que você perguntou o que um SUV da "renô" pode ter de legal e o Ravito vai te explicar com muito prazer.

Esse garotão é um SUV médio parrudo (embora não pareça nas fotos), de design muito bonito e classudo e dono de um conjunto mecânico eletrificado pra ninguém reclamar. Ele promete ser o Renault mais caro em solo brasileiro mas terá inúmeros predicados pra justificar isso, a começar pela mecânica do tipo híbrida plena (HEV).

renault-koleos-brasil
Novo SUV da Renault é baseado no Geely Monjaro.

Acompanha comigo: cinco lugares mais do que confortáveis, motor 1.5 turbo aliado a outros dois elétricos, 245cv e 35,7kgfm de potência e torque máximos combinados, tração integral AWD e 2,84m somente de entre-eixos. Junte isso ao acabamento "Esprit Alpine" e você tem um SUV médio-quase-grande de respeito. E muito, muito bonito.

Além de ser o mais caro, o Koleos de terceira geração também será o maior carro da marca por aqui até a chegada da picape Niagara, também confirmada, mas ainda exibida apenas como conceito. É, meu amigo e minha amiga... 2026 vai ser um ano agitado e com novidades maneiríssimas pra todos os gostos, sejam sobre SUVs ou não!