quinta-feira, 25 de maio de 2023

Volvo do Brasil inaugura seu primeiro eletroposto de recarga rápida no estado do RJ

Fabricante sueca inaugura mais um ponto de recarga rápida para facilitar as viagens a bordo de veículos eletrificados. Fomos conhecer a nova estação de perto.

Por Yuri Ravitz
A convite da assessoria

São duas grandes estações de recarga rápida, acompanhadas de uma terceira estação de recarga comum (lenta).

A Volvo segue investindo em sua estratégia de eletrificação completa para o mercado automotivo brasileiro e, na última quarta-feira (24/05), foi dado mais um importante passo nessa direção. Em evento direcionado aos jornalistas cariocas, a marca organizou um test-drive entre a capital fluminense e o município de Barra Mansa, local escolhido para receber seu mais novo eletroposto de recarga rápida no Brasil e, também, o primeiro de todo o estado do RJ. Trata-se do 9º eletroposto rápido da Volvo no país, que ainda terá mais quatro pontos até o fim da primeira fase e mais 15 pontos na próxima etapa, totalizando 10 mil km de estradas cobertas em 7 estados.

Nós fomos no XC40 da extrema direita (da foto) e voltamos no C40 prata ao lado dele.

Para o evento, a montadora separou cinco exemplares de dois dos seus últimos lançamentos 100% elétricos no Brasil, sendo três unidades do SUV-coupé C40 e duas do XC40 reestilizado na configuração P6, mais barata por trazer apenas um motor elétrico na dianteira, diferentemente do P8 que conta com um motor por eixo. O test-drive teve início na concessionária AB Gotland, na Barra da Tijuca, e seguiu pela rodovia Presidente Dutra (BR-116) até o posto Metano, da rede BR, na altura do KM 275, totalizando um percurso de pouco mais de 120km. Para a ida, escolhemos o XC40 P6 que, até então, era o único que não conhecíamos na prática.

Estações de recarga rápida são grandes e possuem botão de emergência, caso ocorra algum imprevisto.

O novo eletroposto conta com duas estações grandes de recarga rápida, cada uma com apenas uma tomada, e uma terceira estação de recarga convencional (lenta); segundo a assessoria, a estação rápida pode recuperar até 70% de carga em cerca de 30 a 40 minutos, tempo suficiente para uma refeição no restaurante presente no posto. Além disso, as estações serão monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana, a fim de garantir a tranquilidade dos usuários e o pleno funcionamento das máquinas. As tomadas trazem conector Tipo 2 (IEC 62196), o padrão adotado pelos carros da Volvo, e podem ser plugadas em qualquer veículo elétrico e híbrido plug-in que utilize esse conector. Até o momento, não há previsão de cobrança pela recarga.

Estações têm o tamanho de uma geladeira grande e operam em corrente contínua, diferentemente da estação de recarga lenta que atua em corrente alternada.

A operação das estações é muito simples, mas, caso exista qualquer dúvida, a Volvo disponibiliza material informativo através de um hotsite dedicado que também traz um mapa com os eletropostos da marca pelo Brasil e, é claro, o endereço de cada um. O novo eletroposto rápido se junta aos outros oito já existentes que ligam a cidade de São Paulo a alguns municípios do interior, bem como aos estados do Paraná e Minas Gerais; sua grande vantagem é a de possuir acesso tanto para quem vem do Rio de Janeiro quanto para quem vem de São Paulo.