segunda-feira, 12 de maio de 2025

Impressões: Jaecoo 7 chega com preços atraentes e conjunto bastante competitivo

Por Yuri Ravitz
A convite da montadora

impressões jaecoo 7 1
SUV médio parece enorme por fotos, mas seu porte fica na média dos rivais.

A chinesa Chery oficializou, há cerca de um mês, a chegada de duas submarcas inéditas no mercado brasileiro: a Omoda e a Jaecoo. Embora sejam empresas distintas com produtos e estratégias independentes, ambas serão tratadas no Brasil como "irmãs" e dividirão o mesmo espaço em todos os showrooms espalhados pelo país - 55 já inaugurados até agora e mais 45 até o final do ano, totalizando 100 concessionárias nessa primeira fase de atuação. Nós fomos convidados para o evento de lançamento e pudemos conhecer todas as novidades de perto; confira!

teste jaecoo 7 2
A cor "Cinza Highland" é levemente esverdeada e está disponível para os modelos oferecidos no Brasil, podendo receber teto contrastante em preto.

Eletrificado, urbano e aventureiro

Começando pelo Jaecoo 7 (pronuncia-se "djêicou"), o SUV médio é a versão de produção do conceito TJ-1 C-DM, apresentado pela Chery em 2023 e que deu origem aos Tansuo 06 e ao Fulwin T6; todos são derivações do mesmo produto, porém, cada qual traz seu design individual e soluções mecânicas próprias. Para o Brasil, a Jaecoo começará com a comercialização do 7, também chamado de J7 em outros mercados, equipado unicamente com motorização híbrida plug-in - que permite recarga através de tomada.

Conjunto híbrido entrega números muito bons.

O 7 é equipado com um conjunto híbrido que combina um bloco 1.5 turbo de até 135cv e 20,4kgfm a um motor elétrico que entrega até 204cv e 31,6kgfm, totalizando até 339cv e 52kgfm de potência e torque máximos combinados de acordo com os dados oficiais. Há uma bateria de 18,3kWh que garante, segundo o Inmetro, cerca de 79km de autonomia puramente elétrica, mas o foco da Jaecoo é na autonomia combinada de 1.200km, ainda segundo o órgão. Isso significa que, na prática, esses números de alcance podem ser ainda maiores de acordo com o seu estilo de direção. Por fim, a tração é unicamente dianteira e a transmissão é automática do tipo CVT.

Ambiente interno é sóbrio e bem acabado.

O Jaecoo 7 é oferecido em duas versões: a de entrada Luxury por R$229.990 e a top Prestige por R$249.990. A lista de itens de série contempla: conjunto ótico totalmente em LEDs, teto solar panorâmico, cluster de instrumentos 100% digital com tela de 10,25", ar condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, sete airbags, rodas aro 19 diamantadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático adaptativo, alertas ADAS, entre outros. A topo-de-linha Prestige acrescenta Head-Up Display, ADAS mais avançados, sistema de som Sony com 8 alto-falantes, iluminação ambiente nas quatro portas com 64 opções de cores, porta-malas elétrico, entre outros.

Interior é todo finalizado em preto com colunas e teto claros.

Indaiatuba/SP - nosso primeiro contato presencial com os novos produtos da Omoda e da Jaecoo foi na pista; para ser mais preciso, no autódromo da Fazenda Capuava, no interior do estado de São Paulo. Pode parecer estranho testar um SUV comum, de pretensões familiares, em um autódromo, mas foi interessante para atestar as capacidades do conjunto mecânico dos chineses, bem como o comportamento dinâmico. De cara já podemos falar: as surpresas foram bastante positivas.

Espaço interno não é ruim, mas deveria ser melhor.

A suspensão, um conhecido ponto fraco de modelos chineses, se comportou muito bem: mesmo quando exigimos mais do utilitário, a rolagem de carroceria ficou dentro do aceitável e o SUV não passou insegurança em momento algum. Já o desempenho do conjunto motriz, por outro lado, não impressionou e a sensação é a de que a culpa recai totalmente sobre a transmissão de comportamento excessivamente conservador; não falta motor, entretanto, mediante os números combinados, a expectativa fica nas alturas e não é tão correspondida na prática.

Autódromo da Fazenda Capuava é bastante travado, repleto de curvas fechadas, subidas e descidas.

Medindo 4,50m de comprimento, 1,67m de altura, 1,86m de largura e com 2,67m de entre-eixos, o Jaecoo 7 não é enorme como aparenta nas fotos, contudo, possui um porte adequado e faz boa vista com um design sóbrio e harmonioso. De igual modo, a cabine passa a sensação correta de qualidade e é melhor acabada do que a média da categoria, trazendo uma boa distribuição de materiais de toque suave. No momento, ele rivaliza com modelos como Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, BYD Song Pro/Song Plus, Ford Territory, entre outros.

Interface do painel e do multimídia pode ficar clara ou escura.

Para concluir, o primeiro contato com o Jaecoo 7 agradou bastante. O SUV se mostrou detentor de um bom conjunto geral e os preços de tabela prometem incomodar os concorrentes, principalmente por se tratar de um híbrido plug-in. É verdade que um contato tão breve não nos permite tirar todas as impressões necessárias sobre um produto tão complexo de uma marca que está chegando agora, todavia, os indicadores primários são positivos. Resta saber como a Omoda e a Jaecoo se conduzirão no mercado; a garantia de 7 anos para todo o veículo e 8 anos para os componentes do conjunto elétrico é promissora e inspira confiança, mas só o tempo pode responder certas perguntas.