10 Anos de VR; os dez melhores carros da nossa história em dez anos
Muitas viaturas já passaram por aqui, mas nem todas foram marcantes. Decidi separar quais foram os meus dez preferidos ao longo desse tempo.
Por Yuri Ravitz
![]() |
| Foi difícil escolher, viu? Foi bem difícil. |
Que momento! Rapaz, olha só isso. Dez anos de Volta Rápida. Dez anos na pista produzindo muita coisa, escrevendo, fotografando, testando os carangos, gravando... Fizemos muita coisa e 2025 é o ano que marca a primeira década desse trabalho que conduzo com muito gosto e muito carinho. Não é fácil, mas é muito bom.
E tudo isso começou por conta de um único sentimento: eu amo carros. Gosto mais do que a grande maioria das pessoas e, pensando nisso, decidi contar pra você quais foram os 10 mais marcantes desses últimos 10 anos. Foi difícil escolher, mas aqui estão os que mais mexeram comigo nesse período. Garanto que você terá boas surpresas.
10º - Peugeot 3008 GT Pack
![]() |
| Coisa linda, né não? Espetacular. |
E o décimo lugar é dele: o último Peugeot 3008 que a marca ofereceu no mercado brasileiro. Eu tava doido pra testar esse bicho desde que essa geração estreou por aqui, mas demorou até conseguirmos. A oportunidade finalmente surgiu no primeiro semestre de 2022 e só não foi melhor por vacilo da concessionária responsável pelo carro.
Mas o 3008 em si é um espetáculo. Como eu disse na avaliação dele (leia aqui), é um SUV médio que está muito acima dos demais concorrentes - na época eram Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, só pra citar alguns - e que me deixou com vontade de ter um. Não imaginava que fosse tão bom quanto se mostrou.
9º - Fiat 500e Icon
![]() |
| Se eu teria? Com certeza! |
Existem algumas coisas na vida que você já espera que sejam boas ou até tops, porém tem outras que você não leva muita fé e se surpreende - e esse é o grande "tchan" dessa lista. Eu não imaginava que o Fiat 500 elétrico fosse ruim, mas definitivamente não achava que fosse tão bom. Avaliei esse carinha no ano passado e olha...
Ele é demais. Divertido, bom de dirigir e simpático, é o tipo de carro que torna cada passeio inesquecível. As pessoas olham, as crianças adoram e eu não queria mais devolver. É uma pena não ter emplacado aqui no Brasil e eu entendo os motivos, mas ainda quero colocar um na garagem. Depois dá uma lida no teste através desse link aqui.
8º - Range Rover Sport Autobiography
![]() |
| Isso não é um carro. É uma mansão móvel. |
A presença do Range Rover Sport aqui é curiosa. É claro que um modelo que custa mais de 1 milhão de reais vai ser o suprassumo, não é? Acredite: não é. Minha irmã andou nele e disse se tratar de um carro que "transforma sua percepção sobre as coisas" e eu concordo. O RR Sport mostra um nível de qualidade que a maioria desconhece.
E isso se aplica a tudo nele. Acabamento, tecnologia, detalhes, design... A experiência como um todo. Como eu disse, ele mostra um nível de qualidade que a maioria esmagadora dos demais veículos desconhece e é por isso que achei por bem colocá-lo aqui. Quando tiver um tempo dá uma lida na avaliação completa clicando aqui.
7º - Volkswagen ID. Buzz Pro
![]() |
| Isso aqui parece o 500e em diversão, mas no tamanho família. |
Se os carros fossem medidos pela diversão, a Volkswagen estaria muito bem colocada com o ID. Buzz. Olha... Eu já dirigi muita coisa na vida, carros de todos os tipos que você imaginar, mas nunca andei em nada que chamasse tanto a atenção dos outros quanto ele. Acontece tanto que chega a ser engraçado e você se diverte com isso.
Nunca achei que teria a chance de conhecer esse bichão de perto, mas tive e valeu cada segundo. Digo mais: se me oferecessem de novo, eu pegaria de novo. É um pecado a Volkswagen não comercializá-lo por aqui; não que eu tivesse dinheiro pra comprar um caso fizessem, mas deveriam vender. Veja o teste completo nesse link.
6º - Renault Sandero RS Racing Spirit
![]() |
| Nosso primeiro teste como mídia independente! |
O Volta Rápida começou em 2015, mas esse blog aqui nasceu em 2017 a fim de expandir nossa produção. Foi um espaço pensado para trazer abordagens mais detalhadas e uma dessas abordagens foi com esse carinha da foto acima: o Renault Sandero RS. Na verdade foi uma edição ainda mais especial chamada Racing Spirit.
O Sandero RS é um brinquedinho interessantíssimo, principalmente em vista do que custa. Além disso tornou-se especial por ter sido nossa primeira avaliação como mídia independente e, pra fechar com chave de ouro, ainda veio nas cores do VR: preto e vermelho (só faltou o branco, mas tudo bem). Mais do que merecido estar aqui, né?
5º - Mitsubishi L200 Triton Savana
![]() |
| Bela mostarda. Muito bela. |
Meu contato com o L200 Triton Savana foi deveras curioso porque, até então, eu não tinha olhos muito além da minha curiosidade natural por dirigir tudo o que existe. Eu não fazia ideia do que me aguardava... Que carro LEGAL, cara. Que bicho maneiro. E essa "maneirice" toda vai além do visual nada discreto com esse amarelão vivo.
Esse é o tipo de veículo que faz você se sentir capaz de ir a qualquer lugar, superando qualquer obstáculo, e essa sensação é muito boa. Sabe o que é mais surpreendente? Ele consegue fazer isso mesmo sem ser um produto de ponta, ou seja, sem se sobressair em nada específico. Seu grande trunfo é o conjunto extremamente competente.
4º - Volvo XC40 Recharge Pure Electric
![]() |
| Esse foi nosso primeiro teste de uma semana completa com um elétrico. |
Na quarta posição temos o carro responsável por consolidar o "Ravito do novo testamento". O Volvo XC40 Pure Electric foi o primeiro modelo 100% elétrico que testei por uma semana padrão aqui no Volta Rápida e foi o autor da virada de chave iniciada pelo Audi e-tron Sportback um ano antes. Leia o teste aqui.
Foi nele que eu pude ver como a condução puramente elétrica é absurdamente satisfatória no dia-a-dia, especialmente se tratando de um modelo de alta performance - esse era o P8, de dois motores. O Ravito do velho testamento dizia odiar e não ver sentido em modelos elétricos, mas isso ficou no passado. Ainda bem!
Agora chegamos ao aguardado momento do pódio. Você vai conhecer os três modelos mais incríveis e marcantes que já passaram pelo VR nesses últimos dez anos. Acho que você vai se surpreender!
3º - Ford Maverick Lariat FX4
![]() |
| Essa é, talvez, a melhor aplicação da plataforma C2 dentro da Ford. |
Picapes são, quase sempre, veículos um tanto desengonçados e nem um pouco eficientes na condução. Nossa medalha de bronze, porém, chegou pra mostrar que mesmo essas carrocerias utilitárias podem ser estupidamente prazerosas e divertidas ao volante: Ford Maverick, a menor picape da montadora atualmente.
Isso aqui, meu amigo e amiga, é um sedan esportivo que você pode usar pra trabalhar. O que esse bicho faz na pista te deixa de queixo caído, sem brincadeira. O que falta em outros aspectos é absolutamente compensado no prazer de dirigir que ele proporciona. Ele é tão bom que eu fiz questão de avaliar a mesma versão duas vezes! HAUHAUAH
2º - Ford Mustang Mach-E GT Performance
![]() |
| Um segundo lugar que quase foi primeiro, viu? Isso é animal demais. |
A medalha de prata vai pra um "cara" que desafia expectativas e, de certa forma, paradigmas. Colocar o nome MUSTANG em um SUV elétrico é uma heresia DESSE tamanho, porém temos um sobrenome que começa a trazer uma luz: Mach-E. O Ravito do novo testamento olhou com descrença até ter a primeira chance de andar.
E quando eu andei... Quando. Eu. Andei... Na boa: antes de falar mal desse bicho, anda nele. Dá só uma volta mesmo que seja de carona. Você vai parar de falar. A forma como ele empurra seu corpo contra o encosto do banco faz dele uma montanha-russa privativa, fora as outras qualidades que tornam justo o 2º lugar nesse ranking.
E agora, o maioral. O topo da cadeia. O modelo que conseguiu superar todos os outros e ganhar o coração do ademiro desse humilde blog. Com vocês, o nosso medalha de ouro que é o:
1º - Renault Megane E-Tech
![]() |
| Uma das coisas mais bonitas já feitas pelo homem: o Megane E-Tech. |
Tenho certeza absoluta que você tava esperando qualquer outro carro, mas acredite: não tô bêbado (até porque não bebo) e nem louco. A medalha de ouro foi muito bem escolhida para o Megane E-Tech porque esse bicho é simplesmente incrível. Já começa pelo design que, pra mim, é um dos mais bonitos da história. Sem exagero.
A condução do Megane é perfeita. Quer um modelo pacato pra andar com a família? Você pode. Quer um carro arisco que pede pra ser pisado? Você pode. Tudo nele pode ser moldado ao seu gosto, como uma vestimenta feita sob medida pra cada centímetro do seu corpo, e é por isso que o SUV elétrico da Renault ocupa o topo da pirâmide.
"Ravito, cadê aqueles esportivos e supercarros? Eles deveriam estar aí, não? Achei a lista sem sentido."
Já ouviu falar que a expectativa é a mãe da frustração? É um ditado popular não-oficial (se é que isso existe) que nos lembra sobre a problemática da expectativa e como ela pode destruir uma experiência - ou enriquecê-la, o que é raro. Imagina que te convidam pra dirigir um Ferrari: você já espera um carro sensacional, então não se surpreende.
É evidente que já guiei modelos bem mais maneiros do que o Megane E-Tech e outros da lista, entretanto eu já esperava que eles fossem assim - como o Cayenne Turbo GT. O grande lance da lista, como eu falei, é destacar produtos tão competentes, tão bons que superam as expectativas com uma larga margem de folga, capisce?
É claro, contudo, que esses dez estão entre os melhores que já experimentei na vida. Já se foram mais de 170 automóveis diferentes ao longo desses dez anos, isso sem contar as voltinhas rápidas ou modelos que só experimentei em lançamentos. O X da questão aqui é: esses são tão bons que foram muito além de tudo o que eu esperava.










